segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011




.
A história de S.Valentim
.
S.Valentim era um sacerdote que viveu no século III em Roma e que ajudou pares a casarem-se em segredo.
Como o imperador, Cláudio II não permitia o casamento dos jovens pois queria que eles fossem para a guerra, Valentim (padre), achava essa ideia muito injusta e continuou a celebrar às escondidas os casamentos. Quando este foi descoberto, no dia 14 de Fevereiro, foi preso, torturado e morto.
Diz a lenda que, enquanto aguardava a morte, o padre ter-se-á apaixonado pela filha do carcereiro, que o visitava regularmente. Na prisão, escreveu-lhe um bilhete que terá estado na origem da tradição actual, assinado ‘do teu Valentim”. Esta pessoa ficou conhecida pela sua bondade e romantismo, características que o tornaram num dos santos mais populares em Inglaterra e França durante a Idade Média.
A carta mais antiga ligada a este dia data do século XV, mas o Dia de S. Valentim apenas começou a tornar-se popular 200 anos depois.
Com o decorrer do tempo, o dia 14 de Fevereiro ficou marcado como a data de troca de mensagens amorosas entre namorados, sobretudo em Inglaterra e na França – e, mais tarde, nos Estados Unidos. Neste último país, onde a tradição está mais institucionalizada, os cartões de S. Valentim já eram comercializados no início do século XIX. Actualmente, o dia de S. Valentim é comemorado em muitos países do mundo como pretexto para os casais de namorados trocarem presentes.


Sem comentários:

Enviar um comentário